Deixar de fumar engorda?

Uma das maiores preocupações de quem quer deixar de fumar é a questão do peso, isto porque são muitos aqueles que deixaram de fumar e aumentaram de peso, porém nesse caso é porque não seguiram á risca as indicações dadas. Na maior parte dos casos em que isto acontece, o ex-fumador acabou por largar o vício do tabaco e resignou-se a encontrar outro vício para o compensar, neste caso relacionado com comida ou mesmo doces.

A primeira coisa a fazer é definir um plano para o seu futuro. Esse plano deve incluir refeições variadas ao longo do dia, alimentação equilibrada e sempre com o pensamento saudável acima de tudo e a prática de exercício físico adequado. Lembre-se que o seu organismo já vai sofrer várias mudanças, por isso qualquer mudança deve ser feita gradualmente e com os devidos cuidados, principalmente na prática de exercício físico.

É muito normal que uma pessoa que deixou de fumar sinta muito mais fome do que alguma vez sentiu, porém é nestes momentos que a escolha acertada dos alimentos deve ser o essencial para não engordar. Evite os alimentos cheios de gorduras e os doces, pois além de engordar vai acabar por estragar o seu organismo de uma forma que jamais conseguirá recuperar.

Existem ainda mais 5 escolhas que deve fazer para que deixar de fumar não se torne um autêntico inferno, nomeadamente:

  • Evite ficar muitas horas sem ingerir alimentos.
  • Durante as refeições, coma apenas o suficiente para saciar a fome e nunca em demasia.
  • Entre as refeições principais, evite lanches calóricos e troque-os por frutas frescas, iogurtes naturais, sumos naturais e tudo sem gorduras associadas.
  • Evite as bebidas alcoólicas e prefira sempre sumos naturais e sem gás.
  • Sempre que ingerir demasiadas calorias, tenha cuidado nas seguintes refeições e pratica exercício físico para compensar.