Conselhos para deixar de fumar

loading...

Quantas vezes já tentou deixar de fumar? E quantas vezes voltou a acender um cigarro, incapaz de resistir ao vício? Deixar de fumar não é fácil, mas é possível. Se acabar de uma vez por todas com este hábito está nos seus planos aproveite estes conselhos e comece agora mesmo.

Grande parte dos fumadores que fracassam é porque não tem vontade a 100%, no fundo eles já sabem que não vão conseguir pois não se esforçaram o suficiente e não se importam porque pensam que o mal só acontece aos outros, e as doenças não os vão afectar a eles. O primeiro passo é dedicação a 100%.

Não pode simplesmente acordar um dia e pensar “vou deixar de fumar hoje” – tem de estar preparado, tem de ter um plano. Esse plano deve conter um sistema de apoio, alguém com quem possa falar nos momentos mais difíceis e, claro, um sistema de prémios. Escreva numa folha o que vai fazer quando for assolado pela primeira vontade de fumar e coloque-a num local bem visível, tanto em casa como no trabalho. Se esperar por essa primeira vontade de acender um cigarro para saber como vai lidar com a situação, a batalha pode já estar perdida. Tem de estar completamente preparado para resistir a esses desejos.

Tem de ter motivação e pensar que para alem da sua carteira ficar mais gordinha, e logo agora nestes dias que correm, está a fazer bem á sua saúde e á dos que o rodeiam.

Quando for assolado por um desejo, não ceda, espere e faça o seguinte: inspire e expire 10 vezes, beba um copo de água, coma qualquer coisa, telefone à pessoa que mais o tem apoiado nesta fase, dê uma caminhada… faça o que tiver de fazer, mas atrase essa cedência até deixar de sentir o desejo. Pode demorar, mais ele vai desaparecer e você vai conseguir. Quando conseguir, celebre e vença esta batalha um desejo de cada vez.

loading...